FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Nos últimos anos, houve uma significativa mudança de enfoque no tratamento de pacientes com câncer, onde os objetivos de controle e cura da doença vêm se estendendo na busca de uma boa qualidade de vida após o tratamento. Estima que 10 milhões de pessoas receberam o diagnóstico de câncer e 6 milhões morreram segundo o INCA (2003).

Neste novo contexto, o fisioterapeuta oncológico surge como peça fundamental na equipe multidisciplinar de tratamento, tanto no processo de prevenção quanto de reabilitação.
Podem ser submetidos à fisioterapia oncológica pacientes com sintomas relacionados a patologia os quais realizam tratamento mas não foram submetidos à cirurgia com por exemplo, a dor, imobilização, limitações funcionais. Também pacientes que foram submetidos a procedimentos cirúrgicos para retirada do tumor e a radioterapia nos quais é comum encontrar: retrações cicatriciais, linfedema quando há esvaziamento ganglionar, medo de movimentar a parte acometida, hipofuncionalidade muscular.
O tratamento também é eficaz e se faz necessário na prevenção daqueles que já tem predisposição genética e possuem também os fatores de risco: sedentarismo, tabagismo e obesidade.
Fazem parte do tratamento a drenagem linfática manual, terapia física complexa, cinesioterapia, eletroterapia e exercícios de relaxamento.


FALE COM O FISIOTERAPEUTA: fisio.marcelo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário